Dicas para ganhar massa magra

Algumas atitudes podem te ajudar a dar forma aos músculos rapidamente. Confira as dicas!

 Quem se empenha na prática de musculação sabe que transformar a indesejada gordura em massa magra e garantir um corpo forte e definido exige dedicação e paciência. Além dos treinos, que devem ser regulares e bem preparados, uma alimentação equilibrada, descanso adequado e comprometimento também são necessários.

1. Equilibre seu prato
Segundo a médica especialista em nutrologia e medicina do exercício Dra. Alice Amaral, embora a proteína seja de extrema importância para dar forma aos músculos, não deve ser o único elemento que compõe as refeições. O cardápio deve ser equilibrado, com a medida certa de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.


2. Alimento certo na hora certa
Os carboidratos em geral podem ser consumidos antes do treinos, já que são fontes de energia e também mais calóricos. Frutas, pães integrais e grãos são ótimas opções. Após os exercícios, principalmente nos 30 primeiros minutos, as proteínas são essenciais, já que proporcionam a recuperação muscular. Durante a noite, coloque mais porções de proteína do que de carboidratos no prato.

3. Hidrate-se
Beber água antes, durante e após os treinos é essencial. “O corpo necessita de hidratação para que a síntese proteica ocorra com mais facilidade”, explica a especialista.

4. Proteínas eficientes
As carnes vermelha, de frango e peixe, desde que livres da gordura, são pouco calóricas e alto valor proteico, assim como ovos e grãos como a quinoa. Barrinhas industrializadas de proteína também podem ser encontradas com facilidade nos mercados e são boas opções para quem não tem tempo de se alimentar adequadamente logo após o treino.

5. Mantenha a distância
De alimentos industrializados e ricos em gorduras como doces e refrigerantes. Além de causarem danos à saúde, interferem nas funções metabólicas. ” Eles dificultam o ganho de massa muscular e favorecem o aumento de gordura corporal”, afirma a médica.

6. Invista nas atividades aeróbicas
Se você não sai da sala de musculação, saiba que intercalar uma atividade aeróbica à prática pode fazer com que os resultados sejam mais rápidos. Ciclismo, corrida e natação são exemplos de atividades que podem servir como complemento da musculação.

7. Se necessário, invista nos suplementos
Algumas pessoas têm mais dificuldade em ganhar massa muscular do que outras. Em alguns casos, investir em suplementos pode ser uma opção interessante, mas sempre com a recomendação de um médico ou nutricionista e escolhendo aquele que seja adequado aos seus objetivos e necessidades

8. Descanse!
O repouso é ideal para que aconteça a recuperação muscular. Tenha boas noites de sono e evite treinar mais do que cinco vezes na semana, uma frequência maior pode levar ao overtraining (mais exercícios do que seu corpo é capaz de recuperar) e fazer com que você perca massa muscular ao invés de ganhar.

9. Evolua nos treinos
Aumente as cargas gradativamente, conforme sinta que está progredindo, só assim seu índice de massa magra também aumentará. Tente não estender seus treinos por mais de uma hora e treine todos os grupos musculares. Manter um diário de treinos, registrando seu progresso e definindo novas metas é uma forma eficiente de manter-se motivado e atento.

10. Mude
Depois de cerca de um mês seus músculos vão se adaptar ao treino e os índices de massa magra não irão mais aumentar. Modifique seu programa com frequência, sempre procurando treinar diferentes grupos musculares e com supervisão de um educador físico.